Encontro Nacional da Família Carismática Orionita do Brasil
No dia 20 de outubro de 2024, no Santuário Nacional, em Aparecida do Norte/SP, as três províncias brasileiras (Província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul/Moçambique, Província Nossa Senhora de Fátima – Brasil Norte e Província Nossa Senhora Aparecida – Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade) se reuniram para seu encontro anual, na casa da Mãe Aparecida. Esse ano, a organização do evento esteve a cargo da Província Nossa Senhora da Anunciação. Em consonância com o Ano Mariano Orionita vivido por toda a Congregação, o Encontro teve como tema nossa devoção mariana particular: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Participaram 1500 pessoas.
Com o título “Na rede dos pescadores, no coração do povo”, foi encenado o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717, num episódio que ficou conhecido como a “pesca milagrosa”. Os peixes estavam escassos e o Conde de Assumar, governador da província de São Paulo e Minas Gerais, em visita ao povoado exigiu que peixes fossem servidos num banquete em sua homenagem. Após horas de pesca e tentativas sem sucesso, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia pediram a intercessão da Virgem Maria para que a pesca fosse abundante. Ao puxar as redes, encontraram uma imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição e a partir daí, houve fartura de peixes.
A encenação encerrou com a coroação de Nossa Senhora, passando por eventos como a peregrinação da Princesa Isabel, em 1868, para pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para alcançar a maternidade, dando à imagem seu primeiro manto e uma réplica da coroa que usaria se subisse ao trono brasileiro e a proclamação pelo Papa Pio XI, em 1930, como Rainha e Padroeira do Brasil.
Foram momentos emocionantes, contados com devoção e poesia para homenagear a Mãe de Deus.
Coordenações Territoriais MLO Brasil Sul/Moçambique e MLO Brasil Norte