Ottobre  2025
Lun Mar Mer Gio Ven Sab Dom
   
  1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31  

Brasile Sud – I Retiro MLO-MJO

IV Retiro bianual MLO

I Retiro MLO-MJO

            Nos dias 25, 26 e 27 de julho, no Centro de Espiritualidade São Luís Orione (“Casa das Irmãs”) em Cotia/SP, aconteceu o IV Retiro do Movimento Laical Orionita Brasil Sul/Moçambique, realizado a cada dois anos e, nessa edição, teve a presença do Movimento Juvenil Orionita, inaugurando um caminho compartilhado para crescimento no conhecimento e vivência do carisma e espiritualidade de São Luís Orione.

            O retiro teve como tema “Ser orionita na ação e na oração – ‘nossos santos’ a caminho do altar”. Nesses dias refletimos sobre a santidade nos dias de hoje a partir da vida de orionitas que estão rumo ao reconhecimento canônico de sua santidade.

            Tivemos uma brilhante palestra com o Padre Aparecido da Silva, que além de trazer muito conhecimento, proporcionou reflexões bastante pertinentes. Também fizemos uma visita ao Pequeno Cotolengo Paulista, “púlpito de evangelização” por excelência onde a caridade é vista e sentida.

La notizia sul sito Don Orione nel mondo

            A segunda palestra foi feita pelo leigo Flavio Climas, que falou sobre o “ser orionita”, opção que não distingue idade e exige coragem e audácia sustentadas pela fé na divina providência. Sua fala nos fez reforçar nossa escolha e refletir sobre nossa orioninidade.

            Como não podia deixar de ser, tivemos um momento voltado para a mãe de Deus e nossa. Foi um momento emocionante realizado pelos “meninos” da Casa de Acolhida Rainha da Paz (obra orionita que abriga homens com dependência química) e pelos jovens da comunidade de Forquilhinhas/SC. Também tivemos um jantar com Nossa Senhora, oferecido pelos acolhidos da Rainha da Paz.

            Estivemos na presença de Jesus Eucarístico para mergulhar na sua misericórdia e coroarmos o retiro com esse momento único de adoração e encontro pessoal com Cristo.

            Para encerrar, fizemos uma partilha em grupos para definirmos as qualidades necessárias para sermos santos.

            Foram dias intensos e de muita troca. A avaliação foi muito positiva para os dois movimentos.

Precisamos da energia e vitalidade da juventude e estamos abertos para acolhê-la e apoiá-la, pois são a garantia da continuidade de nosso Movimento. Foi uma experiência gratificante para todos e estamos na expectativa para o próximo encontro!

Coordenação Territorial MLO Brasil Sul/Moçambique